Nós humanos somos criaturas de hábitos, e são eles que nos trazem a sensação de segurança. Quando tudo o que era normal se transforma, invariavelmente ficamos inquietos e ansiosos. Mas antes de se resignar a apenas “passar” por um dia de incerteza e medo, esperando notícias de uma curva que nunca parece se achatar, reconheça o que você está fazendo: está apenas admitindo que hoje será apenas mais um dia e está esperando esse pesadelo para terminar.

Por quê?

A verdade é que a única coisa que esse vírus não pode fazer é roubar sua saúde mental ou seu dia. Claro que você pode se sentir desamparado, mas não está desamparado! Lembre-se: sentimentos não são fatos, embora sejam experimentados como tal. Em vez disso você pode decidir corajosamente que todos os dias, apesar de estar em quarentena, podem ser uma oportunidade, uma aventura. Mas se você permitir que a insegurança o paralise então o coronavírus definirá o seu dia! Quando isso acontece, você estará ouvindo a voz da insegurança: “Não consigo parar de me preocupar, não consigo superar isso”. 

A voz da insegurança e o medo da vulnerabilidade nem sempre é óbvia. Normalmente, não fazemos distinção entre pensamento dirigido à insegurança e pensamento saudável. Isso ocorre porque a insegurança pode sutilmente distorcer seus pensamentos e sentimentos, convencendo-o de que as circunstâncias, e não você, estão controlando sua vida. Não reconhecemos a insegurança como algo estranho, porque nos identificamos com sua dúvida, medo e negatividade. Não há separação entre pensamento saudável versus inseguro. Nós nos tornamos um com nossos medos. 

Até agora!

Comece com isso. Se você se ouvir dizendo: “Eu não posso lidar com isso”, ou se você estiver começando todas as frases com “E se”, pergunte a si mesmo: “O que está direcionando meus pensamentos agora? Sou eu, minha “voz” saudável ou insegurança? ” Apenas fazer esta pergunta o coloca em posição de ter uma escolha. Uma escolha para não se preocupar.

Preocupar-se é o principal sistema de insegurançaInsegurança e preocupação estão unidas quase como uma coisa só. Quando nos sentimos descontrolados e vulneráveis, queremos fazer algo para recuperar o senso de controle. Essa tendência a querer estar no controle está inserida no nosso DNA e nós odiamos estar fora de controle. Agora, ao nos depararmos com essa pandemia, nossa imaginação se tornou uma tela em branco na qual projetamos nossas preocupações e medos mais profundos. Assim como as crianças temem que um bicho-papão chegue e as arrebate, também com o coronavírus, tememos ter nossas vidas arrancadas.

Então nos preocupamos. Isso nos dá a ilusão de que estamos fazendo alguma coisa! 

Às vezes, se preocupar é uma tentativa de ensaiar o que você faria. Se, por exemplo, alguém da sua família pegar o vírus, o que você faria se ficasse sem comida ou água potável? Ou e se isso, e se … e assim por diante. Nesse caso, preocupar-se é uma tentativa de se preparar para o pior (não nos preocupamos com as coisas dando certo). Infelizmente, em vez de resolver problemas, a preocupação simplesmente gera mais preocupação à medida que giramos repetidamente. Outras vezes, a preocupação pode ser uma forma de superstição. Na semana passada, uma paciente me disse (via Skype no atendimento online) que se ela parasse de se preocupar, algo ruim aconteceria com sua família.



Conclusão: independentemente da forma que sua preocupação assuma, tudo se resume ao fato de que você está tentando fazer qualquer coisa para se sentir mais no controle. Pelo menos se preocupar é melhor do que não fazer nada, certo? Errado.

Admito que um pouco de preocupação não é antinatural ou incomum em circunstâncias terríveis. Preocupação que é proporcional às nossas circunstâncias pode, de fato, causar um comportamento saudável como lavar as mãos, manter o distanciamento social, etc. Mas quando a preocupação torna-se entrelaçada com a insegurança abre-se um caminho para a ansiedade e depressão. 

E se você ainda está insistindo que a preocupação faz sentido, reconheça que a preocupação sempre acontece em algum futuro fictício. Como Mark Twain disse uma vez: “Eu sou um homem velho e conheci muitos problemas, mas a maioria deles nunca aconteceu”. A preocupação é uma previsão do caos futuro. E como o futuro não existe, devemos designar a preocupação como uma ficção emocional. Simplesmente faz mais sentido lidar com os desafios atuais do aqui e agora, mantendo-se presente e não viajando no tempo para um futuro incerto. 

Se a insegurança o convenceu de que você não tem escolha então faça pelo menos uma pergunta simples: “O que a preocupação (insegurança) está fazendo por mim? agora?” Resposta: nada! Exceto te deixar infeliz. 

Retire sua vida da insegurança e da preocupação:

  • A partir de hoje, diferencie fatos de ficções emocionais;
  • Reconheça que você não é sua insegurança. A insegurança é um hábito de longa data. Todos os hábitos são mantidos alimentando-os ou destruídos pela repetição. Com consciência, você é mais do que capaz de se separar do seu hábito de insegurança;
  • Superar o hábito da insegurança requer uma mente ativa, não passiva. Uma mente passiva não apresenta resistência a dúvidas, medo e pensamentos negativos. Uma mente ativa pode insistir em um pensamento mais saudável;
  • Há muitas maneiras de resistir à tensão da insegurança em suas emoções. Tente distrações como assistir TV (não as notícias) ou ler um ótimo livro, exercitar-se, sair de casa, mergulhar em um hobby. Ou simplesmente empregue um mantra dizendo a si mesmo: “Pare com isso!”.

Até a próxima !

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