Não se preocupe, você não é a única pessoa a se sentir sozinho(a). Muitos de nós nos sentimos a solidão de maneiras diferente, como por exemplo:

  • Sentir um vazio porque algo está faltando em sua vida;
  • A perda de um entre querido;
  • Esforço excessivo em obter a perfeição ou a aprovação dos outros;
  • Trabalho e relações profissionais insatisfatórias;
  • Depressão;
  • Ou a solidão pode ser derivada de um abandonar-se lentamente, não conseguir reconhecer as próprias esperanças e desejos.

Se você está se sentindo sozinho(a), ver um Psicólogo pode ajudar. Em particular, é importante fazer uma investigação sobre posível diagnóstico de DEPRESSÃO, por exemplo. Por outro lado, de imediato você pode:

Gentilmente reconhecer a solidão

Se você sente a solidão como uma espécie de vazio, então reconheça-a e seja gentil com ela. Não se culpe por se sentir assim e não tente descartar ou mudar seus sentimentos.

Se você perdeu alguém que amava muito, o sentimento de solidão é natural. Isso não significa que você não tem outras pessoas amorosas em seu círculo social.

Passar mais tempo consigo mesmo

Não preencha a solidão com drogas, álcool, TV, jogos ou qualquer outra coisa. Descubra como olhar para si e passar mais tempo consigo.

Explore seus desejos, medos, esperanças e sonhos. Isso ajuda a criar mais significado na sua vida diária e futura. Talvez a meditação, a escrita ou o exercício ajudem você a se concentrar em si.

Pode parecer desconfortável no início, mas quanto mais você praticar, dedicar tempo, energia e cuidar de si, menos presentes serão esses sentimentos de solidão.

Explorar seus sentimentos atuais

Experimente perceber o que você está sentindo agora por um período de 5 minutos. Você pode se sentir entediado, distraído ou curioso, por exemplo. Se você estiver com dificuldades de nomear seus sentimentos, experimente pesquisar uma lista de sentimentos no GOOGLE.



Também valha a pena escolher uma parte do corpo, como a mão ou a cabeça e prestar atenção na temperatura, tensão ou movimento.

À medida que você pratica essas dicas, gradualmente amplia sua janela de tolerância para incluir sentimentos mais intensos e por períodos mais longos.

Explorar seus sentimentos de solidão

Explore as questões a seguir. Pode-se fazer isso enquanto escreve, passeia ou beber uma xícara de chá:

  • Eu tenho me julgado ou me comparado aos outros?
  • Eu digo a mim mesmo coisas positivas ou só presto atenção nos fracassos e me chamo de feia ou estúpida?
  • Meus sentimentos estão sendo considerados em meus relacionamentos, ou estou minimizando o que estou sentindo?
  • Estou cuidando ativamente das minhas necessidades físicas e de saúde?
  • Eu me voltei para comportamentos ou vícios para evitar meus sentimentos?
  • Estou focando apenas nas necessidades de outra pessoa ou pessoas?
  • O que estou tentando provar ou ganhar?
  • Estou me culpando ou sentindo culpa por coisas que estão fora do meu controle?
  • Estou me mostrando compaixão como faria com um amigo próximo ou membro da família?
  • Estou me afirmando em minhas decisões e respeitando minhas opiniões pessoais?

Elogie-se

Aproveite o tempo para deixar fluir seus sentimentos. Sentimentos de solidão podem levar a pensamentos angustiantes, como “a vida não vale a pena ser vivida”, ou “não há esperança”.

Mais uma vez, fazer uma CONSULTA PSICOLÓGICA pode ajudar. Ela pode ajudá-lo a explorar as causas subjacentes de seus sentimentos e capacitá-lo para tomar suas próprias decisões sobre como implementar mudanças positivas.

É importante reconhecer e aceitar seus sentimentos de solidão. Seja auto-compassivo. Se você está tendo relacionamentos difíceis, perdas ou sentindo falta de propósito ou significado, você é digno de viver uma vida plena e significativa.

O que fazer quando você se sentir sozinho(a) ?
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